Sangramento Urinário

Urina com sangue: tratamentos e causas

O que é Urina com sangue?

Urina com sangue é um sinal de problemas no organismo. Normalmente os rins filtram cerca de 190 litros de sangue nas 24 horas e cerca de 1.000.000 de hemácias são eliminadas na urina por dia. Isso ocorre sem que exista qualquer modificação da cor da urina. Por isso, no exame de uma gota de urina no microscópio com um grande aumento (400 vezes) considera-se normal a observação de até 5 hemácias por campo.

Quando esse limite é ultrapassado, chamamos o fato de hematúria, que nem sempre é motivo para preocupação, mas é bom procurar orientação médica e ficar de olhos abertos.

Tipos

• Hematúria microscópica: quando há muito pouco sangue na urina, que somente pode ser visto com a ajuda de um microscópio. Seria a presença de sangue só identificada no exame de urina chamado EAS (elementos anormais e sedimentos)
  • Hematúria macroscópica: quando há sangue suficiente na urina para ser visto a olho nu. Normalmente, a água do vaso sanitário fique rosa claro ou vermelho vivo. Pode ser também que você veja pontos de sangue na água depois de urinar. Tente observar em que momento a urina fica vermelha, se no começo ou apenas no final da micção.

Causas

Há muitas causas possíveis para o sangue na urina. As causas mais comuns são as infecções e inflamações urinárias e os cálculos (pedras). Geralmente, o sangue da urina tem origem em um problema nos rins, ureteres, bexiga ou em outra parte do trato genito-urinário. Um aumento da próstata, por exemplo, muito comum no homem depois dos 50 anos pode se manifestar com urina com sangue.

Se os rins, a próstata, órgãos genitais ou o trato urinário em geral estiverem bem, o médico poderá verificar se existe um distúrbio hemorrágico que possa estar causando esse sangramento. Ou seja, o defeito é na capacidade de coagulação e não no trato urinário propriamente dito.

Mas existem ainda situações onde a hematúria ocorre com alguma frequência e os exames são todos normais. Pessoas de uma mesma família apresentam a chamada Hematúria Familiar Benigna.

Entre as causas renais e do trato urinário que podem causar urina com sangue estão:

• Câncer da bexiga, câncer de próstata ou câncer dos rins
  • Cálculo renal, ureteral ou na bexiga
  • Doença renal após uma infecção de garganta por estreptococo (chamada glomerulopatia)
  • Insuficiência renal
  • Infecção da bexiga, rim, próstata ou uretra
  • Inflamação da bexiga, uretra, próstata ou rim
  • Lesão na bexiga ou no rim
  • Doença renal policística
  • Doenças auto-imune: lúpus, microhematúria paroxística noturna
  • Procedimento recente no trato urinário como cauterização, circuncisão, cirurgia ou biópsia de rim, bexiga ou próstata.

As causas relacionadas a distúrbios do sangue incluem:

• Distúrbios de coagulação (como a hemofilia, leucemias)
  • Baixa contagem de plaquetas chamada plaquetopenia (acontece na dengue hemorrágica)
  • Medicamentos que afetam a coagulação
  • Anemia falciforme.

Buscando ajuda médica

O sangue na urina nunca deve ser ignorado. Fale de seus sinais e sintomas para o médico e receba uma avaliação adequada, principalmente se tiver perda de peso inexplicável, dor nas costas, febre alta, desconforto ao urinar, micção frequente ou urgência para urinar.

Procure um médico se:

• Tiver febre, náuseas, vômitos, calafrios ou dor no abdome, nas laterais do corpo ou nas costas
  • Não conseguir urinar
  • Estiver eliminando coágulos sanguíneos na urina
  • Sentir dor durante as relações sexuais ou tiver um fluxo menstrual muito intenso (o problema pode estar relacionado aos órgãos reprodutores)
  • Apresentar gotejamento de urina, jato urinário diminuído e/ou intermitente, enurese noturna ou dificuldade para começar a urinar (o problema pode estar relacionado com a próstata).