Consultas Urológicas

A Função do Urologista

Muitas pessoas nunca procuraram um Urologista por desconhecer o que este profissional faz. A Urologia é provavelmente a subespecialidade médica com a mais ampla área de atuação. Envolve o tratamento de pacientes de ambos sexos e de qualquer idade, desde fetos até idosos. O Urologista tem capacidade de tratar clinicamente ou cirurgicamente as doenças que afetam qualquer órgão do sistema gênito-urinário masculino ou feminino.

Quais são os principais órgãos tratados pelo Urologista? Quais os principais tipos de doenças podem acometê-los?

Escroto – Torção de testículo, orquite, orquiepidimite, varicocele, hidrocele, tumores benignos, câncer, infertilidade, criptorquidia, testículos ectópicos, disgenesia gonadal.

Pênis – Fimose, parafimose, condiloma (infecção por HPV), doenças venéreas DST’s), impotência, doença de Peyronie (“pênis torto”), balano-postites (inflamações), câncer de pênis, pênis embutido, micropênis, mal-formações, trauma.

Uretra – Estenose de uretra, uretrite, válvulas de uretra, cálculo de uretra, divertículo de uretra, câncer de uretra, trauma.

Bexiga – Cistites (diversos tipos), câncer de bexiga, bexiga neurogênica, bexiga hiperativa, incontinência urinária, cálculos de bexiga, mal-formações (extrofia vesical), divertículos de bexiga, bexiga contraída, trauma.

Ureter – Cálculo de ureter, estenose de ureter, refluxo vesico-ureteral, câncer de ureter, duplicidade de ureter, mal-formações, megaureter.

Rins – Cálculo renal, infecções, mal-formações, câncer de rim, tumores benignos, cistos, estenose de JUP, insuficiência renal (transplante renal), trauma renal

Adrenais (glândulas supra-renais) – Tumores benignos, câncer, infecções.

Próstata – Hiperplasia prostática benigna, prostatite, câncer de próstata.