Aumento da Próstata

O que é Próstata aumentada?

A próstata é uma glândula reprodutiva masculina que produz o fluido que, junto com os espermatozoides, constitui o sêmen.

Uma próstata aumentada significa que essa glândula cresceu. O aumento da próstata acontece em quase todos os homens, conforme eles envelhecem. À medida que a glândula cresce, ela pressiona a uretra e causa problemas ao urinar e na bexiga também.

O aumento da próstata é frequentemente chamado de hiperplasia prostática benigna (HPB) ou hipertrofia prostática benigna. Não é um câncer e não aumenta o risco de câncer de próstata.

Aumento da Próstata
Getty Images

Causas

A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida. Fatores relacionados ao envelhecimento e aos próprios testículos podem desempenhar um papel no crescimento dessa glândula.

O crescimento natural da próstata ocorre na maioria dos homens conforme eles vão envelhecendo. Em muitos deles, o crescimento é tanto que começa a bloquear a passagem da urina pela uretra. Outra hipótese levantada pelos médicos para o crescimento da próstata são as mudanças no equilíbrio dos hormônios sexuais que acontecem nos homens com o passar dos anos.

Os principais fatores de risco para o aumento da glândula da próstata incluem:

Envelhecimento

Aumento da glândula da próstata raramente causa sinais e sintomas em homens com menos de 40 anos. Por volta dos 55, cerca de um em cada quatro homens têm alguns sinais e sintomas da próstata aumentada. Aos 75, cerca de metade dos homens relatam alguns sintomas relacionados ao problema.

Histórico familiar

Ter um parente próximo que tem ou teve próstata aumentada eleva as chances de uma pessoa desenvolver o mesmo problema.

Origem

O aumento da próstata é mais comum em homens americanos e australianos. É menos comum em homens chineses, indianos e japoneses.

Sintomas de Próstata aumentada

Aumento da glândula da próstata tende a agravar-se gradualmente ao longo do tempo. Sintomas de próstata aumentada incluem:

• Fluxo urinário fraco
  • Dificuldade para urinar
  • Retenção urinária
  • Interromper o fluxo da urina quando já tiver iniciado
  • Necessidade frequente ou urgente de urinar
  • Aumento da frequência de urinar à noite (noctúria)
  • Necessidade de fazer esforço para urinar
  • Não conseguir esvaziar completamente a bexiga.

O tamanho de sua próstata, por maior que seja, não é um indicativo de que, necessariamente, seus sintomas serão piores. Alguns homens com próstatas ligeiramente aumentadas podem apresentar sintomas significativos, enquanto que outros homens com próstatas muito aumentadas têm sintomas urinários pequenos.

Em alguns homens, os sintomas eventualmente estabilizam e podem até melhorar com o tempo.

Depois de esboçar o histórico médico completo do paciente, o médico realizará o exame retal digital para examinar a próstata. O exame físico muitas vezes basta para fazer o diagnóstico. Os seguintes exames, no entanto, também podem ser realizados:

• Taxa de fluxo de urina
  • Exame de resíduo urinário para saber quanta urina permanece na bexiga depois de urinar
  • Exames de fluxo de pressão para medir a pressão na bexiga conforme urina
  • Exame de urina para verificar se há presença sangue ou infecção urinária
  • Cultura de urina para verificar se há infecção
  • Exame de de PSA (antígeno prostático específico) para detectar câncer de próstata
  • Cistoscopia.

A escolha do tratamento se baseia na gravidade dos sintomas, na dimensão do impacto em sua vida diária e na presença de qualquer outra eventual doença. As opções de tratamento abrangem “espera vigilante”, mudanças no estilo de vida, medicação e, se necessário, cirurgia.

Se você tiver 60 anos ou mais, terá maior probabilidade de apresentar os sintomas. Entretanto, muitos homens com a próstata aumentada têm somente sintomas brandos. As medidas de autocuidado são geralmente suficientes para fazer você se sentir melhor.

Agora, se você tem próstata aumentada, deve fazer um exame anual para monitorar a progressão de seus sintomas e determinar se são necessárias alterações no tratamento ou não.

A cirurgia prostática pode ser recomendável se você tiver:

• Incontinência urinária
  • Sangue recorrente na urina
  • Incapacidade de esvaziar completamente a bexiga (retenção urinária)
  • Infecções recorrentes no trato urinário
  • Insuficiência renal
  • Cálculos vesicais.

A escolha de um procedimento cirúrgico específico geralmente se baseia na gravidade dos sintomas, no tamanho e na forma da glândula prostática. Consulte um urologista para saber qual a melhor alternativa de cirurgia para você, se for realmente necessário.

A maioria dos homens submetidos à cirurgia prostática tem melhoras nas taxas de fluxo de urina e nos sintomas.